Projeto Solidário JIM

OUTREACH FOR THE POOR

Apoio à educação em Manila – Filipinas

A cidade de Paranaque

O país das Filipinas pertence ao continente asiático e é formado por 7107 ilhas com uma área total de 307,055 km2. Possui 89 milhões de habitantes, sendo que cerca de 25% da população vive abaixo do limiar da pobreza.

A cidade de Paranaque pertence à área metropolitana de Manila, capital das Filipinas, e possui cerca de 650 mil habitantes. Tal como acontece em outras cidades de Manila, os bairros pobres (Slums) foram crescendo lado a lado com os novos edifícios. Atualmente, as Slums são áreas vastas onde milhares de pessoas vivem com muita dificuldade e onde os grandes desafios passam por prover para as necessidades básicas do povo (alimentação, higiene, educação, habitação e trabalho).

A maior parte das famílias desloca-se para a cidade com o sonho de uma vida melhor e acabam por viver em pura miséria, lutando pela sobrevivência, dia-após-dia.

 

Trabalho antecedente dos Missionários

Os Missionários Combonianos estão em duas cidades da região metropolitana de Manila – Na cidade de Quezon (Norte) e na cidade de Paranaque (Sul).

O trabalho dos Combonianos em Paranaque iniciou em 2003 com foco na animação missionária, promoção da justiça e da paz, no fornecimento da formação missionária através da World Mission Magazine e outras necessidades diárias que vão surgindo.

Foi criado um “programa de apoio” – Outreach program – com a finalidade de assistir os mais pobres nas necessidades mais básicas, nomeadamente na alimentação (distribuída especialmente no Natal) e um programa de assistência à educação das crianças mais pobres que se veem privadas do acesso ao ensino por não terem capacidade financeira para comprar os materiais escolares, uniformes, passe para os transportes e refeições.

Neste momento, assistem cerca de 100 crianças, por ano, e oferecem bolsas de estudo a mais algumas dezenas.

 

 Objetivos do Projeto

  • Ajudar as crianças pobres, cujas famílias não conseguem pagar os seus estudos básicos.
  • Fornecer os materiais necessários para todo o ano escolar para cerca de 100 crianças
  • Oferecer bolsas de estudo (dando prioridade às crianças órfãs e as que precisam de uma educação especial, normalmente para crianças com problemas mentais ou outras doenças)
    • As bolsas de estudo são oferecidas a um número limitado de crianças, de acordo com a capacidade financeira que a comunidade possui;
    • Cada bolsa de estudo abrange as despesas básicas para a educação anual, nomeadamente, matrícula, material escolar, uniforme para a escola, subsídio de alimentação e de transporte e, por vezes, assistência médica.

 

O projeto está ao cuidado da comunidade COMBONI MISSION CENTER em Sucat e é supervisionado pelo Pe. David C. Domingues, responsável do projeto de ajuda a educação.

 

 

O seu valor é de 10.000 euros, capaz de apoiar esta causa durante dois anos.

Ver mais: Flyer projeto 2018-2019

IBAN: PT50 0007 0059 00000030007 09

Missionários Combonianos

Ricardo Gomes – 910650895


Sabe mais sobre o “Projeto JIM 2017-2018” clicando aqui.