Cantinho Vocacional: «Carlos Acutis – o ciberapóstolo da Eucaristia!»

A9786555620016 10 de Outubro 2020 passado a Igreja “ganhou” um “ciberapóstolo da Eucaristia” – o jovem Carlos Acutis que foi proclamado Beato – a segunda de três etapas para a uma pessoa ser declarada santa na Igreja Católica.

Carlo Acutis nasceu em maio de 1991, em Londres onde os pais estavam a trabalhar, e faleceu em setembro 2006, em Monza (Itália), com 15 anos, vítima de uma leucemia fulminante, tendo sido apresentado desde logo como modelo de santidade e um “génio” da informática”.

Já o Papa Francisco, na encíclica que escreveu aos jovens em 2019 “Cristo Vive” no ponto 104, apontou o jovem Carlos Acutis como um génio e um “santo” no uso que fez do mundo digital. Dizia o Papa dirigindo-se aos jovens: “Recordo-te a boa notícia que nos deu a manhã da Ressurreição, ou seja, que, em todas as situações escuras ou dolorosas mencionadas, há uma via de saída. Por exemplo, é verdade que o mundo digital pode expor-te ao risco de te fechares em ti mesmo, de isolamento ou do prazer vazio. Mas não esqueças a existência de jovens que, também nestas áreas, são criativos e às vezes geniais. É o caso do jovem Venerável [em 2019 ainda não era Beato] Carlos Acutis.”

Segundo o padre Ricardo Figueiredo, autor do livro “Não eu, mas Deus – Biografia espiritual de Carlo Acutis”  [vídeo] publicado com a sua biografia, Carlo Acutis cresceu com um percurso “normal de vida”, é um “jovem normalíssimo na escola”, onde também “cuida da vida cristã” e em frente aos colegas “mostra o desejo de ter formação cristã”, por exemplo, num debate na sua turma, foi “o único contra o aborto”, revelou-se também “um grande informático” e, por isso, espera que o jovem venha a ser declarado como santo padroeiro dos informáticos, mostrando “como a informática é meio de santificação pessoal e também dos outros”.

Na encíclica Cristo Vive, o Papa Francisco menciona 12 santos antigos e modernos que mostaram sinais de santidade desde que eram jovens (nrs. 49-63). E no final faz esta exortação: “Que eles, juntamente com muitos jovens que, frequentemente no silêncio e anonimato, viveram a fundo o Evangelho, intercedam pela Igreja para que esteja cheia de jovens alegres, corajosos e devotados que ofereçam ao mundo novos testemunhos de santidade.”

E tu? Estás sendo santo no teu dia a dia?

 F.R.

Comments are closed.