UM ANJO NO CÉU…

WhatsApp Image 2017-12-23 at 16.01.23 (1)

O JIM tem um anjo no Céu. Joana Leandro, 22 anos, da paróquia de Lavre, membro do JIM, Fé e Missão Sul. No Natal + 2017 sobressaiu pela sua alegria, generosidade no serviço, capacidade de fazer amigos. Quando lhe pedi para dar o seu testemunho de “missionária” na Eucaristia final, ficou admirada mas aceitou e fê-lo com coragem, convicção e um sorriso de humor. Toda a assembleia a aplaudiu!  A sua vida foi um desafio para todos. Estudante na escola superior de educação em Santarém, era “a vida da paróquia” de Lavre, como disse o pároco, e continuava ligada ao JIM. “P. Carlos, tenho aqui livros e roupas boas que podíamos mandar para Moçambique. Pode vir buscá-las?”, foi a última mensagem que tinha recebido dela, com o coração sempre em missão.

O nosso anjo partiu para o Céu no mês missionário de Outubro, dia 15, vítima dum acidente estradal. Estivemos no seu funeral e voltámos a Lavre no dia de todos os Santos, 1 de Novembro. Fomos celebrar a sua vida e missão e pedir as bênçãos de Deus por sua intercessão, ela que do Céu nos ilumina e vela por nós!

 

A FLOR MAIS BONITA DO JARDIM

WhatsApp Image 2017-12-23 at 16.01.26“A Joana era a menina mais bonita cá da terra, uma rapariguinha muito boa”, disse-me um senhora de idade no caminho para o cemitério. “Vieram tantos senhores padres por causa disso, não foi sr. Padre…?” “Foi sim”, respondi-lhe. E continuámos o caminho no meio da multidão de gente, velhos e jovens, que se tinha reunido nas ruas fora da pequena igreja, para o último adeus à Joana. Foi um funeral naturalmente muito sentido por todos. A Joana para além de ser jovem, era a vida da terra para muita gente, era um coração alegre e missionário que a todos deixou alguma coisa. Pais, familiares e amigos estávamos unidos neste sentimento de ação de graças apesar da tristeza do sofrimento e luto.

Esta missionária vai fazer muita falta na sua terra e no mundo. Mas penso que já tinha feito tudo o que tinha a fazer aqui nesta terra. Ela foi missão na terra. E tinha-o escrito, recentemente, ao seu amigo Ronaldo: “Se deixares a tua “marca” neste mundo, viverás para sempre”!

No cemitério, enquanto a urna descia à terra embalada pela tuna da sua escola e os balões brancos que subiam aos céus, em noite enevoada que trouxe chuva, o sol pôs-se rasgando as nuvens e formando uma clareira de luz para a Vida, lá longe e tão perto. Foi o sinal de Deus que vimos e eu registei em foto.

45182243_10156564687990900_2511531514164936704_o

A MISSÃO DA JOANA… E A NOSSA

A Joana cumpriu a sua missão aos 22 anos; Jesus aos 33, Daniel Comboni aos 50…nenhum de nós sabe a que idade terá a sua missão cumprida. Sabemos sim, que como disse o Papa Francisco, “cada um de nós é uma missão nesta terra”.

A Joana cumpriu a sua e brilha agora para nós iluminando o nosso caminho de missão. Vêm-se já frutos de fé e vida nas centenas de pessoas que vivem e sentem a sua falta e presença. Eu sei que são muitas. Até o número dos meus amigos já aumentou muito por causa da Joana.! Há sinais na Fé, Esperança e Coragem que enchem o coração dos pais, familiares e amigos que vivem este luto. Isso ficou visível quando, vieram à nossa festa missionária no dia 28 de Outubro, apesar de ser tão recente o luto pela Joana. “A fé e confiança em Deus com a coragem e força humana tudo pode…e temos que olhar em frente pois a vida continua”, alguém lhes disse em tentativa de conforto! É verdade! A semente que caiu à terra, está já a dar muitos frutos de vida!

Damos graças a Deus pelo Dom da vida alegre e generosa que a Joana viveu connosco, e da vida que agora vive para nós com mais intensidade ainda…

“Alegremo-nos e exultemos” diz o Papa, neste caminho de santidade. Todos, mas especialmente os Jovens…abri os olhos e vede as maravilhas de Deus que a Vida da vossa amiga testemunha. Cada um e cada uma, é uma missão nesta terra. E vamos realizá-la até “Onde a Vida nos levar”, como cantava a Joana.

Neste Natal 2018 o JIM parte de novo, em missão, para o NATAL+! A Joana partiu antes para o Céu e não estará connosco fisicamente, mas estará certamente mais presente em nós! O Pedro Nascimento parte para a Etiópia! Eu também parto. A missão é partir! “Todos, tudo e sempre em MISSÃO”! É Ano Missionário Especial!

 

Carlos Alberto Nunes, mccj
jimsulmccj@gmail.com

WhatsApp Image 2017-12-23 at 16.01.23

 

Comments are closed.