Missão ao vivo

IMG_3692

(Joana Carneiro, de pé, 1ª da esquerda)

 

A Joana Carneiro é uma jovem da Póvoa de Santa Iria, da região de Lisboa.  Durante muitos anos fez um grande percurso no Fé e Missão e no JIM, chegando a fazer parte da equipa de animação do JIM. Terminou a sua formação em medicina e entrou na congregação das Irmãs Missionárias Combonianas. Presentemente, encontra-se no Equador no “Noviciado” uma etapa da sua formação vocacional. Partilha connosco alguns momentos da sua vida e da sua experiência missionária.

 

 

Queridos amigos

Espero que estejam bem!

 

Depois de algum tempo sem dar muitas notícias quero deixar-vos um mensagem de Natal com sabor a missão.

Já sabem que confundo muito o português com o espanhol e provavelmente terminarei este mensagem em espanhol mas vocês, como amigos pacientes compreenderão.

 

Dizer-vos que estes dois últimos meses, Outubro e Novembro realizaram a minha experiencia comunitária em Santa Maria dos Cayapas, uma missão comboniana na costa do Equador cujo único acesso é por rio. Esta experiencia faz parte do programa de formação do noviciado das irmãs missionarias combonianas e permite-nos a nós, futuras irmãs, discernir e continuar confirmando a nossa vocação religiosa missionaria.

 

Muito vos poderia contar mas dizer-vos que foi uma experiencia muito rica sobretudo no contacto com a nossa comunidade de irmãs presentes aí mas também no contacto com o povo do rio Cayapas. É uma missão linda onde ainda se palpa alguns traços da beleza original da criação de Deus. São dois os povos que habitam neste rio Cayapas: o povo indígena Chachi e o povo negro.

Foram momentos bonitos e desafiantes e questionantes aqueles que comparti…tive a oportunidade de viver como irmã missionaria comboniana que é convidada a compaginar uma vida de oração com uma vida apostólica activa sabendo que não somos mais que instrumentos nas mãos de Deus. Dou graças a Deus pelo nosso carisma, por S. Daniel Comboni, pela nossa congregação que continua a acreditar na missão junto aos mais pobres e abandonados. Sabemos que as realidades de missão são tão variadas, tão diversas e que no lugar onde vivemos estamos chamadas a vivê-las com alegria e esperança. Nunca deixemos de viver arriscando a missão no lugar donde estamos.

 

Quando estava em Santa Maria pensava em todos vocês e rezava Meu Deus, como compartir isto que estou vivendo? Como gostaria que estivessem aqui....

Nesta missão, tive a graça de compartir os ministérios que as irmãs realizam em Santa Maria como na pastoral da saúde atendendo nos centros de saúde (já que Santa Maria não tem medico permanente), na pastoral do campo (visita as comunidades do rio Cayapas que são mais de 50… infelizmente o tempo não deu para conhecer a todas mas um belo exemplo tenho), na promoção da mulher e na pastoral da educação.

Tantos desafios, tantas mãos que ajudam, tantas mãos que necessita a missão…De verdade que pensava em alguns de vocês e dizia para mim: Que bem podes realizar aqui Luís, Mariza, Teresa, Rui, Gonçalo, Verónica, Ana, Cristina… tantos nomes! A missão necessita de todos nós. Os povos clamam a nossa ajuda generosa não porque não tenham nada para dar, ao contrario, porque querem aprender e tem tanto para compartir!

 

Queridos amigos, esta experiência foi importante para o nosso itinerário formativo. Agora é necessário seguir rezando, seguir estando atenta a voz de Deus que me vá pedindo um compromisso mais sério com Jesus por meio da sua missão encarnada no carisma das Missionarias Combonianas.

Reconhecemos, e mais ainda com esta experiência, que somos mulheres, mães, religiosas, mas sobretudo muito humanas e Deus se vai aproveitando da nossa milagrosa debilidade, das nossas limitações,  e fortalezas que Ele nos da, para, juntas, como comunidade, como cenáculo de apóstolos, fazer visível o Reino de Deus que és Jesus e a sua mensagem de salvação, de paz, justiça e misericórdia para todos e não só para uns poucos.

Gostaria de escrever muito mais e pode ser que o faça com mais tempo. Agora começamos uma nova missão em Santa Helena, uma paróquia com 17 comunidades, na qual vamos a viver e preparar o Natal com esse povo.

 

Com um desejo grande que tenham um FELIZ NATAL. Desde a missão para as vossas terras de missão desejo que todos nos “despertemos para acolher  a Jesus que vem para amar-nos seja qual seja a circunstância que estamos vivendo.

Jesus é ESPERANÇA, É ALEGRIA, É PAZ, É JUSTIÇA. Oxalá possam experimenta-lo e que, por meio de vós, outros possam experimentá-lo.

 

Com muito carinho

Rezamos juntos****

 

IMG_4046 IMG_3710 IMG_3703

Comments are closed.