MISSÃO JOVEM 2017 – A MISSÃO CONTINUA…

DSC_0675No fim de semana de 1 e 2 de Julho realizou-se, mais uma vez, este evento anual, organizado pelo movimento Juvenil Comboniano JIM (Jovens em Missão). Teve lugar na casa dos missionários Combonianos na cidade da Maia. Com o sol a raiar e a atenção virada para a Natureza, participaram cerca de 200 jovens, incluindo a equipa organizadora e muitos voluntários que prestaram a sua ajuda com entusiasmo e generosidade. O tema foi: “Cuidamos da casa comum? É hora de agir!” A resposta a este desafio foi sentida e vibrante!

WORKSHOPS: ECOLOGIA E NÓS
A manhã de Sábado foi preenchida por animados e inspiradores workshops que puseram à prova a sensibilidade e iniciativa juvenil em relação aos desafios ecológicos. A “pegada ecológica” muito bem explicada para todos se tornou um desafio para o resto do encontro. Através de Biodanza, teatro, arte, música etc ligados aos elementos da natureza, os participantes puderam exprimir-se e mostrar a sua sensibilidade sobre o tema. Muitos ainda se ocuparam a personalizar a sua T-shirt MJ com símbolos e ideias sobre o tema. A arte trouxe ao de cima ” obras” que todos apreciaram.
A tarde de Sábado deu continuidade ao esforço de resposta à ” pegada ecológica” através dum animado concurso de limpeza do ambiente feito em conjunto e em grupos com os participantes ligados uns aos outros. Foi uma festa que ensinou a todos.DSC_0733

CONCERTO-ORAÇÃO DA “BANDA MISSIO”
Durante o dia o grupo musical ” Na tua Onda” animou os participantes, mas foi a ” BANDA MISSIO” que à noite no seu belíssimo concerto-oração resumiu o caminho que temos a fazer e os desafios que encontramos na “hora de Agir”. Numa perspectiva de Fé e Esperança, com as suas belas canções e um seu novo hino, comunicaram os grandes desafios ecológicos e as respostas apropriadas que passam por cada um e todos nós em comunhão com o Deus Criador e Salvador que, com Sua Mãe, é fonte de esperança e alegria. Foi um memorável concerto numa noite em que todos os participantes vibraram, emprestando as suas vozes às canções da Banda.

EUCARISTIA E ENVIO…
Domingo foi dia de Eucaristia, presidida pelo coordenador do JIM, P. Jorge Domingues, animada pelo grupo coral jovem de Palmeira (Sto Tirso) e bem participada por toda a assembleia do Missão Jovem a quem se juntaram familiares e amigos que quiseram participar neste momento tão significativo e importante. A celebração incluiu o envio dos membros do grupo vocacional   ” Fé e Missão” que no fim da sua caminhada se dispuseram a ir em experiência missionária a Carapira -Moçambique. Foi um momento significativo e enriquecedor para todos.

PLANTAR UMA ÁRVORE…19748535_10155343982365900_8646666587782190558_n
Quem quiser e puder pode vir à quinta e ver a árvore plantada no MISSÃO JOVEM 2017! Ela ali está como marca visível do tema que celebrámos e do compromisso que tomámos. A natureza somos nós. Esta árvore lembra-nos também a destruição de árvores e vidas pelo incêndio de Pedrogão Grande e outras áreas para o que nesse mesmo Domingo, todas as comunidades paroquiais em Portugal foram chamadas a atenção e a quem foi pedido que contribuíssem para ajudar a reconstrução através dos ofertórios. A esse convite nós nos juntámos naturalmente.

MISSÃO JOVEM TERMINOU…MISSÃO CONTINUA…
Podemos dizer que este evento atingiu com sucesso os seus objectivos. Os jovens que já são muito sensíveis a esta temática que o Papa Francisco apresentou na sua encíclica ” Laudato Si”
vivem-na agora em nova dimensão, como Missão em que Jesus nos envolve.
Um evento do género envolve muito trabalho e generosidade escondidos, como ” cozinha”, técnicos de som e comunicação (O MJ 2017 foi transmitido em direto pelo facebook do JIM e YOUTUBE),
Logística, etc. Tudo isto envolve muita gente, a que não podemos aqui dar nome, mas a todos e todas dizemos “Muito Obrigado”. O espírito de Família Comboniana fica sempre a ganhar.

E A MISSÃO CONTINUA. Neste mês de Julho temos a SEMPÁBRIR, caminhada a Fátima no contexto da Peregrinação Anual da Família Comboniana. Chegado Agosto, a “MISSÃO +” que tem lugar na paróquia de Camarate (arredores de Lisboa)…e muito mais que aí vem!
Parar é morrer. Mãos à obra. O Missão Jovem 2017 encheu-nos o coração. Vamos por mais, seguindo a Jesus e Maria, com Comboni!

P. Carlos Alberto Nunes, MCCJ

missaojovem.jim.pt

Comments are closed.