Relatos do Verão JIM 2019 | #1: Missão Jovem

O Ivo Machado, de Pinheiro da Bemposta, partilha como foi para ele viver a experiência do Missão Jovem, atividade que se realizou na Maia, nos passados dias 6 e 7 de julho!

 

Quando a missão é parar.

Propuseram-me parar. Não era bem o desafio que tinha em mente, mas ok. Uma amiga minha convidou-me a ir ao Missão Jovem, na Maia, organizado pelo JIM. Nunca tinha ouvido falar,mas lá fui eu, o Ivo e as três Anas.
Deste fimmissaojovem_19_2 de semana, ficaram várias imagens. Acampamos nos jardins. Participamos em jogos e dinâmicas descontraídas que uniram pessoas de vários pontos do pais. Conheci pessoas novas, diferentes, algumas que até nem acreditavam em Deus. Tivemos algumas orações simples e momentos de introspecção. Ficámos a conhecer diversas formas de vocação e postura missionária nas tendas que os vários ramos da Família Comboniana prepararam para nós. Celebrámos uma missa campal muito rica, muito serena, que ajudou a assentar as ideias, a olhar para a nossa vida com outros olhos. Assistimos ao concerto da banda Missio, com as suas mensagens fortes, que nos lembrou que ser cristão é ter garra, é ser um entusiasta.
Conheci ainda Comboni, um radical na fé e no amor, na entrega e vontade de abraçar o mundo africano. No meio de tantas vozes e de tantas opiniões, faltam Combonis que arregacem as mangas e avancem sem medo para dentro dos problemas.

missaojovem19_3
Estes fins de semana são pequenos presentes , inesperados, que surgem no meio das nossas rotinas. São momentos para “ultrapassar fronteiras”. Para fazermos uma pausa da nossa corrida diária, respirarmos, olharmos em redor, olharmos para o céu e pensarmos: porque estamos a correr? Para onde corremos? Estamos a desfrutar da corrida? Ou vamos apenas embalados pela multidão de nos rodeia?
E porque parar só nestes fins de semana? Porque não fazê-lo todos os dias? Jesus olha-nos atentamente, com uma garrafa de água na mão e uma toalha, pronto para se aproximar assim que abrandemos. Todos os dias podemos ter um momento “Missão Jovem”, de introspeção, comunhão com o próximo, crescimento espiritual, oração.

 

Talvez aquela sensação mágica que sentimos ao regressar da Maia para as nossas casas, possa repetir-se ao longo dos nossos dias, ao longo da nossa vida.
Vamos parar?

 

missaojovem19_1

Comments are closed.