Relatos do Verão JIM | #3: Missão+além

Para jovens que já realizaram várias vezes o Missão+ em Camarate, o JIM propôs, este ano, uma semana de experiência missionária em Calvão, concelho de Vagos (Aveiro), de 17 a 25 de agosto: o Missão+além. Uma experiência muito bela e profunda! Aqui está o testemunho da Margarida Costa, de Vila Real, sobre o que viveu e sentiu nesses dias.

Testemunho do Missão+além – Margarida Costa

missao mais alem calvaoHá três anos resolvi experimentar e fui pela primeira vez à Missão Mais, semana missionária realizada em Camarate, em que o principal objetivo é o estar. Estar com as pessoas, apoiar os bairros sociais, brincar com as crianças, visitar lares, animar Eucaristias, numa só palavra… missionar!! Esta semana era realmente importante para mim, uma semana em que me sentia verdadeiramente feliz e pela qual ansiava todo o ano! Depois de três anos consecutivos nesta missão, este ano fui “desafiada” a experimentar a Missão Mais Além, em Calvão, uma semana diferente daquela que eu estava habituada a viver em Camarate.

Fui um bocadinho às cegas, não sabia bem o que me esperava e então não ia com expectativas muito elevadas! Inevitavelmente estava com a certeza de que não seria uma semana tão boa e intensa como a que havia vivido em Camarate! Mal sabia eu que estava muito (mas mesmo muito) enganada! A Missão Mais Além foi, de facto, muito diferente daquilo que eu pensava, mas, de modo nenhum me desiludiu! Se nos primeiros dias só pensava em como estaria a ser a Missão em Camarate, nos últimos dias só pedia que a semana em Calvão não acabasse. Foi uma semana muito especial, uma semana muito intensa que me permitiu conhecer melhor aquelas 6 meninas fantásticas que me acompanhavam, assim como a Ir. Rosineide e o Pe. Fernando.

Éramos 7 jovens, todas nós já conhecidas, mas a verdade é que durante a semana só tive a certeza de que, na verdade, não as conhecia assim tão bem! Se a Missão Mais é centrada no outro, em todos aqueles que vêm ao nosso encontro, a Missão Mais Além foi diferente. Esta missão foi centrada em nós, na vivência em comunidade e no encontro com Deus.

Também tivemos alguns encontros com a comunidade de Calvão, comunidade esta que nos recebeu de braços abertos e nos fez sentir em casa durante toda a semana. Todos os dias éramos presenteadas com os “miminhos” da população, desde frangos caseiros a bolinhos e pão fresquinho logo pela manhã. Durante a semana tivemos oportunidade de visitar o centro de dia, ajudar na arrumação da roupa na Cáritas e animar algumas eucaristias, no entanto, a maioria do tempo era dedicado a nós e ao Senhor.

Foi uma semana de encontro. Semana esta em que as 7 vivíamos umas para as outras, partilhávamos tarefas, como a cozinha, a limpeza, o cuidado do jardim e a preparação das orações diárias, que fazíamos pela manhã e pela noite.

Concluindo, foi uma semana que realmente me levou mais além! Desafiou-me e fez-me perceber que sair da nossa zona de conforto nem sempre é mau, é pelo contrário, algo maravilhoso, visto que nos permite viver experiências diferentes e que, se não nos fossem propostas, talvez nunca nos propuséssemos a elas.

Resta-me agradecer aqueles que me acompanharam e agora, de forma especial, à Ir. Rosineide e ao Pe. Fernando, que prepararam esta semana tão bonita com tanto carinho e dedicação! Foram, de facto, os nossos “guias”, e através de todas as suas pequeninas ações foram a verdadeira presença de Jesus Cristo, o nosso maior exemplo!
Vim de coração cheio, na esperança de um dia poder voltar!

Margarida Costamissao mais alem lar de idosos margarida de vila real

Comments are closed.