Cristo Vive! Levanta-te e Caminha! #NOV2019

JESUS, O REI DA CRUZ

A PALAVRA LIDA E PARTILHADA

  • Jesus Fala

Evangelho do 4º domingo do mês – Lc 6,12-19

35O povo permanecia ali, a observar; e os chefes zombavam, dizendo: «Salvou os outros; salve-se a si mesmo, se é o Messias de Deus, o Eleito.» 36Os soldados também troçavam dele. Aproximando-se para lhe oferecerem vinagre, 37diziam: «Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!»  38E por cima dele havia uma inscrição: «Este é o rei dos judeus.»

39Ora, um dos malfeitores que tinham sido crucificados insultava-o, dizendo: «Não és Tu o Messias? Salva-te a ti mesmo e a nós também.»

40Mas o outro, tomando a pala- vra, repreendeu-o: «Nem sequer temes a Deus, tu que sofres o mesmo suplício? 41Quanto a nós, fez-se justiça, pois recebemos o castigo que as nossas acções mereciam; mas Ele nada praticou de condenável.» 42E acrescentou: «Jesus, lembra-te de mim, quando estiveres no teu Reino.»

43Ele respondeu-lhe: «Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso.»

 57407283_418204932298269_80663716361666560_n

Reflexão

Um rei que nem a si se pode salvar?

Os homens da força – soldados, e os poderosos – chefes do povo, riam e faziam troça. O povo ficava num silêncio de respeito por quem sofre, e o condenado que ainda não tinha perdido a esperança continuava a confiar em Jesus.

O próprio Jesus falou só para pedir perdão para quem o fazia sofrer tanto, falou também para confirmar a esperança de quem sofria ao seu lado – “hoje estarás comigo no paraíso”, e finalmente para um ato de suprema confiança em Deus seu Pai: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito (v.46).

Os seus discípulos vão precisar de tempo e da luz do Espírito Santo para compreenderem que só é Rei verdadeiro quem está pronto a dar a vida pelo seu povo. Muitos que se apresentaram como grandes Reis, chegaram e passaram; Jesus continua hoje – e já passaram quase dois mil anos – a inspirar e a guiar muitos milhões de pessoas de todos os povos e culturas.

 

Para refletir mais:

  • O que penso da ‘fraqueza-força’ de Cristo na Cruz?
  • Como olho para quem é capaz de oferecer a sua vida para melhorar a vida dos outros?
  • Na Cruz, o Coração de Cristo ficou aberto (pela lança). O que me sugere esta imagem?

  • O Papa Francisco desafia

“A missão no coração do povo não é uma parte da minha vida, ou um ornamento que posso por de lado (…) É Algo que não posso arrancar do meu ser, se não me quero destruir. Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo” (Cristo Vive, 254)

  • Para ler mais: Francisco, Cristo Vive, 253-257

 

  • Sugestão de atividades

Escolher uma pessoa que foi para nós um exemplo de vida doada aos outros e preparar uma pequena exposição (na escola? na paróquia? na associação da nossa terra?) sobre a sua vida e a sua obra.

Fazer uma peregrinação ao túmulo ou ao santuário de uma pessoa que soube dar a sua vida pelos outros (pode ser uma santa ou santo já canonizado, ou não).

Comments are closed.