Cristo Vive! Levanta-te e Caminha! #JAN2020

terra

JESUS DEIXA A SUA TERRA

A PALAVRA LIDA E PARTILHADA

 

Jesus Fala

Evangelho do 4o domingo do mês – Mt 4, 12-23
12Tendo ouvido dizer que João fora preso, Jesus retirou-se para a Galileia. 13Depois, abandonando Nazaré, foi habitar em Cafarnaúm, cidade situada à beira-mar, na região de Zabulão e Neftali, 14para que se cumprisse o que o profeta Isaías anunciara: 15Terra de Zabulão e Neftali, caminho do mar, região de além do Jordão, Galileia dos gentios.
16O povo que jazia nas trevas viu uma grande luz; e aos que jaziam na sombria região da morte surgiu uma luz. 17A partir desse momento, Jesus começou a pregar, dizendo: «Convertei-vos, porque está próximo o Reino do Céu.»

18Caminhando ao longo do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores.19Disse-lhes: «Vinde comigo e Eu farei de vós pescadores de homens.» 20E eles deixaram as redes imediatamente e seguiram-no. (…)

23Depois, começou a percorrer toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, proclamando o Evangelho do Reino e curando entre o povo todas as doenças e enfermidades.
Reflexão
O fim da missão de João Batista (v.12) foi para Jesus o sinal claro de que estava na hora de iniciar a sua. Sente o convite de Deus e parte. Era tempo de deixar a sua amada terra de Nazaré onde morava com os seus familiares e partir em direção às povoações que “viviam nas trevas” e precisavam da luz da Palavra de Deus. Ninguém é profeta na sua própria terra. Para quem quer ser mensageiro da Palavra de Deus, há sempre que ‘levantar-se e partir’, de uma maneira ou de
outra.

Ao centro da sua mensagem, o profeta de Deus anuncia que a conversão e a transformação da vida é agora possível, porque ‘o reino de Deus chegou perto’: Deus está a atuar no meio de nós e oferece-nos novas possibilidades de vida. Deus “vive e quere-te vivo”!

Para refletir mais:
• Conheço alguém que escutou o convite de Deus e partiu para anunciar o Evangelho? Como se transformou a sua vida?
• Para Jesus, o sinal para partir foi a prisão de João Batista. Quais são os sinais que Deus dá hoje ao que Ele convida a
partir?
O Papa Francisco desafia
“Maria era a donzela de alma grande que exultava de alegria (cf. Lc 1,47), era a jovenzinha com os olhos iluminados pelo Espírito santo, que contemplava a vida com fé e guardava tudo no seu coração (cf. Lc 2,19.51). Não ficava quieta, punha-se continuamente a caminho: quando soube que a sua prima precisava dela, não pensou nos próprios projetos, mas ‘dirigiu-se à pressa para a montanha’ (Lc 1, 39)”

(Cristo Vive, 46)
Para ler mais: Francisco, Cristo Vive, 43-48
Sugestão de atividades
• Tentar conhecer o jornalista francês Raoul Follereau que ‘se levantou e partiu’ para mobilizar a opinião pública em favor
dos doentes de lepra.

• Ver alguns clips do filme “O Herói de Molokai”, sobre o P. Damião, um belga que foi viver com os doentes numa ilha do Pacífico.
• Procurar informação sobre o irmão missionário Comboniano italiano Josué dei Cas, que escolheu viver numa aldeia de
leprosos no Sudão do Sul.

Comments are closed.