Natal+ – O meu Testemunho!

Natalmais2Testemunho Natal +

Eu chamo-me Elsa Cadeia, tenho 19 anos e sou de Joane, Vila Nova de Famalicão. Estudo Educação Básica na Universidade do Minho e posso dizer que sou uma apaixonada por este grupo de jovens.

Antes de começar a falar desta atividade em que participei, quero contar como tudo começou. Quando eu era mais nova, via o meu irmão participar em muitas atividades deste grupo. Chegou uma altura em que eu disse que também queria. Comecei por ir a uma atividade, o “Missão Jovem”, que decorre em julho. No ano seguinte, voltei a ir a esta atividade, mas ainda nesse ano fui, pela primeira vez, à atividade do Natal +. Desde aí tento estar presente em quase todas as atividades.

Bem, mas neste caso vou falar da atividade Natal + 2019, que se realizou de 20 a 23 de dezembro. Esta atividade retirou-me da minha zona de conforto. Nos anos anteriores, realizou-se em Camarate, onde já fui algumas vezes. Cada uma delas foi muito especial. Acrescenta-nos sempre algo e também nos retira para dar aos outros.

Este ano foi em Santo Antão do Tojal, principalmente no Bairro do Zambujal. Confesso que, para mim, Camarate já era a minha “casa” e que fiquei um pouco triste por não ter voltado a um sítio tão especial para mim. Não foi fácil aceitar e, sobretudo, entregar-me a esta experiência. Porém, o mais importante é saber o que nos levou lá… Para mim foi Deus e o seu ensinamento de amar o próximo. Este ano levei duas amigas minhas para que pudessem viver esta experiência e perceber que atitudes pequeninas do dia a dia podem fazer muita diferença na vida de todas as pessoas.

Como nos anos anteriores, fomos divididos por casas de acolhimento, em famílias que tiveram o amor e a simpatia de nos receberem. Fiquei na casa de uma senhora que nos acolheu de braços abertos e com uma enorme alegria. Foi um prazer tê-la conhecido e ter partilhado tão bons momentos e conversas que nos fizeram refletir acerca do que realmente é a vida e do que mais importa… que são as pessoas e os momentos que partilham, o amor… Fiquei com mais uma jovem de Vila Real. Era a sua primeira vez e veio sem conhecer ninguém… Isto sim é a vontade de conhecer o próximo, de querer dedicar tempo a Deus e de fazer a vontade Dele. E que boa companhia que foi! Partilhamos muita coisa relativamente a nós mesmas e criamos uma bela amizade. A refeição do pequeno almoço e do jantar eram feitas com as famílias que nos acolhiam e o almoço era com os jovens da atividade. Todos os dias tínhamos oração da manhã com os outros jovens da atividade. À noite, após o jantar, juntamo-nos com outra família que estava a acolher outras jovens e fazíamos a oração da noite em comunhão. Estes foram dias de contacto e de partilha.

Cada dia tinha um tema para explorarmos em conjunto nas orações e também individualmente. Estes estavam relacionados com os sonhos de Deus: o Sonho de Deus para a Humanidade, o Sonho de Deus para Maria, o Sonho de Deus para Maria e, por fim, o Sonho de Deus para ti.

No decorrer destes dias, visitamos os bairros em pequenos grupos e fomos de porta em porta dar um pouquinho de nós. Apresentávamo-nos e íamos conversando acerca do significado do Natal. Cada resposta fazia-nos também refletir. Por vezes, desvalorizamos tanto o que temos e criticamos tudo à nossa volta, enquanto que aquelas pessoas apenas desejavam ter companhia, saúde e melhores condições. Encontramos muitas pessoas que sofriam de solidão, de tristeza e de pobreza, não só de bens materiais, mas essencialmente de AMOR. Para muitas delas, o Natal não tinha muito significado… ou porque trazia a memória de alguém que já tinha falecido ou pelas dificuldades que passavam. Abriam-nos a porta da sua casa, partilhavam momentos da sua vida connosco, sorriam para nós e agradeciam aquela conversa simples e que nós nem sempre valorizamos. Algumas pessoas não nos quiseram abrir a porta e eu pensava: “Quantas vezes é que eu também fecho a porta do meu coração a Deus?” Também estivemos com as crianças, algumas mais desconfiadas e de coração mais fechado, mas transmitiram-me tanto! Elas gostavam do Natal e houve uma menina que disse: “Eu não pedi nada para o Natal porque já tenho tudo!” Uma frase que me deu tanto que pensar. Quantas e quantas vezes estamos sempre a fazer listas do que “necessitamos” para os nossos pais nos darem? Quantas vezes somos egoístas? É difícil, por vezes, pensar nisto porque se calhar custa aceitar a grande verdade que esta menina disse. Não é mais importante ter uma família e amor do que bens materiais que um dia se resumirão a nada?

No último dia recebemos como recordação desta experiência de voluntariado missionário uma estrela que tinha escrito: “Tem a coragem de sonhar com Jesus”. Assim com uma estrela nos ilumina e nos guia também Jesus é, para nós, fonte de luz e de esperança que devemos seguir e levar connosco para todo o lado e a todas as pessoas que encontramos, assim como fizemos naqueles dias em que fomos ao encontro delas levar a Boa Nova do nascimento de Jesus, do Salvador.

Para mim, esta atividade significa também uma pausa na minha rotina e uma viagem para algo mais puro e humano, onde tudo é diferente e onde me apercebo do que realmente importa…onde me consigo acalmar, respirar e conectar com Deus. Falar com Ele, senti-Lo e deixar que Ele me conduza pelos seus caminhos. Às vezes é tão difícil ouvi-Lo no barulho que nos rodeia diariamente e lembrar de ter tempo para quem nos ama de verdade. E por fim, significa o amor que temos ao próximo e a vontade de evangelizar. Ter a coragem de seguir o chamamento de Deus e de sair do nosso meio para que possamos aprender, receber e dar.

Vais sentir muitas vezes um sentimento de impotência, mas acredita que cada gesto por, mais pequeno que seja, muda o dia de uma pessoa.

Tens a coragem de seguir os sonhos que Deus tem para ti? Arriscas a partir?

Por vezes, sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.” Madre Teresa de Calcutá

Comments are closed.