EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA

missaoVF2

A PALAVRA LIDA E PARTILHADA
Jesus Fala

Evangelho do 4o domingo do mês – Jo 11, 1-45

1 Estava doente um homem chamado Lázaro, de Betânia, terra de Maria e de Marta, sua irmã. (…)20 Logo que Marta ouviu dizer que Jesus estava a chegar, saiu a recebê-lo, enquanto Maria ficou sentada em casa. 21 Marta disse, então, a Jesus: «Senhor, se Tu cá estivesses,o meu irmão não teria morrido. 22 Mas, ainda agora, eu sei que tudo o que pedires a Deus, Ele to concederá.» (…) 25 Disse-lhe Jesus: «Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em mim, mesmo que tenha morrido, viverá. (…) Marta voltou a casa e foi chamar sua irmã, Maria, dizendo-lhe em voz baixa: «Está cá o Mestre e chama por ti.» (…) O túmulo … era uma gruta fechada com uma pedra. 39 Disse Jesus: «Tirai a pedra.» (…) 41 Quando tiraram a pedra, Jesus, erguendo os olhos ao céu, disse: «Pai, dou-te graças por me teres atendido. 42 Eu já sabia que sempre me atendes, mas Eu disse isto por causa da gente que me rodeia, para que venham a crer que Tu me enviaste.» 43 Dito isto, bradou com voz forte: «Lázaro, vem cá para fora!» 44 O que estava morto saiu de mãos e pés atados com ligaduras e o rosto envolvido num sudário. Jesus disse-lhes: «Desligai-o e deixai-o andar.» 45 Então, muitos dos judeus que tinham vindo a casa de Maria, ao verem o que Jesus fez, creram nele.

Reflexão

Lazaro não vive sozinho. Tem duas irmãs, Marta e Maria; e tem amigos entre os quais Jesus e os seus discípulos. Mas é uma pessoa muito frágil, doente, como até o seu nome indica: Lazaro é uma abreviação de Eleazar (=Deus o ajude!). Mas a sua fragilidade pessoal não vai ter a vitória final, porque entre os seus amigos há um quese chama Jesus. E a Jesus não há fragilidade que resista, e até a própria morte se converte em ocasião para mostrar a glória e o amor de Deus. Jesus é a ressurreição e a vida e quem acredita nele terá aforça de se levantar da própria fragilidade e de recomeçar o caminho
da vida. Porque Cristo vive, e quer que nós vivamos
Para refletir mais:
•     Em que ocasiões experimento mais intensamente a força que Cristo me dá para viver e e caminhar de novo?
•     Jesus era muito amigo de Lázaro, Marta e Maria. Como me relaciono com Jesus?

O Papa Francisco desafia “Nos jovens, encontramos também, gravados na alma, os golpes recebidos, os fracassos, as recordações tristes. (…) Jesus faz-se presente nestas cruzes dos jovens, para lhes oferecer a sua amizade, o seu alívio, a sua companhia sanadora, e a Igreja quer ser instrumento d’Ele neste percurso ruma à cura interior e à paz do coração.” (Cristo Vive, 83)

Para ler mais: Francisco, Cristo Vive, 83-84.
Sugestão de atividades
•     Preparar uma participação ativa no que a Diocese ou a paróquia organiza para o Dia Mundial da Juventude ( 5 Março).
•     Dia Mundial da Mulher, uma atividade que faça conhecer algumas situações difíceis para as mulheres no mundo, e o que a solidariedade cristã pode fazer.
•     Organizar uma visita a uma instituição de apoio a jovens em situação difícil.

Comments are closed.