O DISCERNIMENTO, UM CAMINHO COM JESUS (Esquema mês Abril 2020)

foto sempabrir 2019Evento do mês: Semana de Oração pelas Vocações

A PALAVRA LIDA E PARTILHADA – Jesus Fala

Evangelho do 4º domingo do mês – Lc 24, 13-35

Nesse mesmo dia, dois dos discípulos iam a caminho de uma aldeia chamada Emaús, que ficava a cerca de duas léguas de Jerusalém; e conversavam entre si sobre tudo o que acontecera. Enquanto conversavam e discutiam, aproximou-se deles o próprio Jesus e pôs-se com eles a caminho; os seus olhos, porém, estavam impedidos de o reconhecer. (…)
Ao chegarem perto da aldeia para onde iam, fez menção de seguir para diante. Os outros, porém, insistiam com Ele, dizendo: «Fica connosco, pois a noite vai caindo e o dia já está no ocaso.» Entrou para ficar com eles. E, quando se pôs à mesa, tomou o pão, pronunciou a bênção e, depois de o partir, entregou-lho. Então, os seus olhos abriram-se e reconheceram-no; mas Ele desapareceu da sua presença. Disseram, então, um ao outro: «Não nos ardia o coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?» Levantando-se, voltaram imediatamente para Jerusalém e encontraram reunidos os Onze e os seus companheiros, 34 que lhes disseram: «Realmente o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!» E eles contaram o que lhes tinha acontecido pelo caminho e como Jesus se lhes dera a conhecer, ao partir o pão.

Reflexão

Para estes dois discípulos, a cruz sobre o Calvário era um absurdo total. Naquela tarde de sexta-feira santa, também eles se tinham afastado do Calvário e fjcaram a observar de longe. Agora, ao terceiro dia, voltavam para casa desanimados. Aceitam um companheiro de caminho que pouco a pouco lhes aquece o coração com palavras que vai tirando da Bíblia. Ao chegarem a casa, à noite, não se querem separar daquele que caminhou com eles e os ajudou a compreender como a Cruz também era parte do plano de Deus. Ele senta-se com eles à mesa e ao repartir o pão, repete o que tinha feito na última Ceia. Finalmente compreendem: Era o próprio Jesus que caminhava com eles, lhes oferecia as Escrituras, e agora os alimentava com a Eucaristia. O Cristo da Galileia e da Cruz estava vivo e caminhava com eles. Tinham uma belíssima notícia para anunciar a todos, e motivo mais que suficiente para entrarem de novo na comunidade que tinham deixado.

Para refletir mais:
  • Quais os sinais, as experiências que me fazem descobrir que Jesus caminha comigo?
  • Quais os textos das Escrituras que mais me ajudam a compreender Jesus?
  • Como posso viver melhor a celebração da Eucaristia?
O Papa Francisco desafia

“… quero lembrar-te qual é a grande questão: Muitas vezes, na vida, perdemos tempo a questionar-nos: “Quem sou eu?” E podes passar a vida inteira a questionar-te, procurando saber quem és. Mas a pergunta que te deves colocar é esta: “Para quem sou eu?” És para Deus, sem dúvida alguma; mas Ele quis que fosses também para os outros, e colocou em ti muitas qualidades, inclinações, dons e carismas que não são para ti, mas para os outros.” (Cristo Vive, 286)

Para ler mais: Francisco, Cristo Vive, 283-286.

Sugestão de atividades

Preparar orações sobre as vocações na Igreja e convidar pessoas que vivem essas várias vocações a lê-las durante a missa paroquial.
Convidar um seminarista, uma jovem religiosa, outra pessoa… a discutir com o grupo sobre a crise e o futuro das vocações na Igreja.
Organizar um dia para viver em grupo a experiência dos discípulos de Emaús: uma caminhada com momentos de leitura e discussão de textos das Escrituras, celebração da eucaristia à chegada, envio, etc.

Comments are closed.