O sonhador que colabora com Deus… porque colabora com Maria!

Tema do Mês

O sonhador que colabora com Deus… porque colabora com Maria!

E chegou dezembro, já todo o ambiente à nossa volta nos fala do Natal. Há muitos personagens bíblicos que nos podem inspirar e fazer refletir. Vamos olhar para José, o esposo ideal para Maria, a Mãe de Jesus:

…o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe: — Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egipto e fica lá até que eu te avise, pois Herodes procurará o menino para o matar. José levantou-se, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito durante a noite, permanecendo ali até à morte de Herodes”.

“…Morto Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egipto, e disse-lhe: «Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do menino». Levantando-se, tomou o menino e sua mãe e voltou para a terra de Israel.

Porem, tendo ouvido dizer que Arquelau reinava na Judeia, em lugar de Herodes, seu pai, teve medo de ir para lá. Advertido em sonhos, retirou-se para a região da Galileia e foi morar numa cidade chamada Nazaré…” (Mt2,13-15. 19-23)

São José, o chefe da família de Jesus, parece uma figura de outros tempos, mas gente como ele faz-nos muita falta também hoje. Deus tinha mudado o rumo da sua vida nove meses antes, quando a sua noiva Maria tinha ficado gravida de Jesus. Agora Jesus nem podia nascer na sua aldeia de Nazaré nem ser aconchegado no berço que S. José, como bom carpinteiro que era, teria construído para ele.

José teve que mudar várias vezes de caminho e de planos para segurança do menino. E, Deus foi ajudando-o nessa tarefa através de sonhos.

José tinha “sonhos”. Na tradição religiosa do seu povo, as mensagens de Deus chegavam muitas vezes nos “sonhos” dos profetas. Como eles, José “sonha” isto é, vive atento às indicações que vêm de Deus, e está sempre pronto a levantar-se e a pôr-se de novo em viagem para que a vontade de Deus possa realizar-se, a começar na sua própria família.

Procura refletir sobre isto:

– Na minha vida pessoal há algo que se parece com os “sonhos de José”?

– Já vivi ocasiões em que a voz de Deus me convidava a “levantar-me e partir”?

– Mudaria os planos e o rumo da minha vida para colaborar no projeto de Deus?

PC

Comments are closed.