Símbolos das JMJ Lisboa2023 já estão em Portugal

Símbolos das JMJ Lisboa2023 já estão em Portugal

Símbolos JMJA Cruz e o Ícone de Nossa Senhora são os dois símbolos que acompanham as Jornadas Mundiais da Juventude. As JMJ começaram em 1986 quando S. João Paulo II as convocou. A edição de Lisboa em 2023 será a 16ª e será presidida pelo Papa Francisco.

Os símbolos foram entregues no Domingo do Cristo Rei, a 22 de novembro passado em Roma. Foi a passagem de testemunho da delegação do Panamá (o país em que se realizaram as últimas JMJ em 2019) à comitiva portuguesa que realizará as JMJ em 2023 em Lisboa. Foram entregues na Basílica de S. Pedro, no final da missa presidida pelo próprio Papa Francisco.

Este momento de passagem de testemunho, antes da pandemia, estava previsto ser testemunhado por cerca de 1000 jovens portugueses, mas nas condições de saúde pública actuais, apenas uma pequena delegação representou todos os jovens portugueses nesta celebração.

A cruz, também chamada de cruz dos jovens porque foi entregue aos jovens pelo papa João Paulo II que lhes pediu para que a levassem a todos os cantos do mundo. Ela é feita de madeira sem grandes trabalhos artísticos e mede 3,8 metros de altura. Esta foi a cruz que foi construída e colocada perto do altar principal da Basílica de S. Pedro durante o Ano Santa da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa 1984). No final deste ano o Papa João Paulo II entregou-a aos jovens e desde então tem sido uma cruz que peregrinou pelo mundo como símbolo do amor incondicional de Deus por todos; a cruz, uma vez recebida no país da realização das JMJ, é ainda acolhida em cada diocese desse país organizador das JMJ como um meio de preparação para o maior evento juvenil do mundo.

O Ícone de Nossa Senhora foi também entregue aos jovens por João Paulo II em 2003 como um segundo símbolo da fé católica para ser levado ao mundo. Este ícone é uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.

Neste dia de entrega dos símbolos, o Papa Francisco anunciou também que as Jornadas Diocesanas da Juventude realizadas nos outros anos em que não há as Jornadas a nível mundial com o Papa, passarão a realizar-se agora no Domingo do Cristo Rei em vez da sua celebração no Domingo de Ramos como foi acontecendo até agora.

O JIM, nas suas actividades juvenis, participará nestas dinâmicas de preparação para as JMJ2023. Uma iniciativa que está já nesta linha é a Oração JIMAlive Mensal, transmitida em directo no Facebook do JIM, todas as terceiras 5ª feiras de cada mês. Mais actividades se organizarão no futuro em preparação para estas JMJ Lisboa 2023.

FR

Comments are closed.