Programa JIM 2015-16

Cartaz Ano-JIM-2016 pequeno

“O Rosto da Misericórdia” é o tema do JIM – Jovens em Missão, para o ano 2015-2016.

tem por base o ano da misericórdia proclamado pelo Santo padre Francisco, as obras de misericórdia e a 5ª bem aventurança do Evangelho de mateus: “Bem aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia”. Mt 5,7

“MISERICÓRDIA”

“Misericórdia” provém de duas palavras latinas: ‘misereri’ = ter compaixão; e ‘cordis’ = “do coração”. Este “ter a compaixão do coração” não é de confundir com o vulgar “ter pena”, como pura reação a uma miséria gritante e que nos leva a um agir imediato de «assistencialismo» ao “coitadinho”; ou que nos empurraria a dar dinheiro – por exemplo – só para nos vermos livres de uma voz incomodativa, sempre a chatear.

O homem contemporâneo recusa-se, ele mesmo, a este tipo de “misericordiosismo” – passageiro ou permanente – que outra coisa não faz senão rebaixá-lo mais. Todavia, vivida pelo Deus de Jesus Cristo, a misericórdia é uma atitude de fundo: brota do coração e faz estremecer as entranhas. Diante da miséria do povo e das injustiças, “as entranhas de Deus estremecem” e todo o Seu Ser se “contorce” (cfr. Ct 5, 4; Dt 32, 36). É uma Sua «vulnerabilidade» que não Lhe consente ficar indiferente ao sofrimento do homem e às suas necessidades. É uma atenção permanente, que toma o tempo e meios necessários para socorrer o pobre e necessitado, como fez o Bom Samaritano (Lc 10, 29-37), que não hesita a pagar de si mesmo os riscos que tal ajuda implica. No fundo, trata-se de uma magnanimidade sem limites cujo objetivo principal é o bem do próximo. Para tal mete-se na pele dele e atua em nome da reciprocidade: “o que quereis que os homens vos façam, fazei-lho vós primeiro” (cfr. Mt 7, 12). O que é verdade no caso de uma indigência física, é-o, muito mais, no caso de uma miséria moral. A misericórdia não teme aproximar-se daquele que se encontra nas garras do vício ou da decadência; ela não receia nem a contaminação nem o que os outros dizem ou pensam (Mt 9, 9-13). Ela não rotula o pecador de irrecuperável; ela não se conforma com o “não há nada a fazer”. Antes pelo contrário, ela oferece continuamente uma nova oportunidade, sem nunca se cansar (Mt 18, 21-22).

O Evangelho de S. Lucas (Lc 6, 36) traduz em termos de Misericórdia o que S. Mateus chama de “perfeição” (Mt 5, 47). A Misericórdia não é o contrário da justiça, nem o seu suplemento facultativo; ela é como que o elemento humanizante necessário para se ser sempre mais Homem, com “H” grande. Sem a prática desta “pura gratuidade”, a justiça torna-se instrumento de domínio e opressão. Muito para além do âmbito de qualquer tipo de jurisdição, o pobre infeliz tem direito à misericórdia e a sociedade não pode progredir sem a ela recorrer.

 

Podes descarregar aqui o guião do ano: Itinerário JIM – o rosto da Misericórdia

 

PROGRAMA DO ANO 2015-16

 

Outubro:

Durante o mês: Lançamento por zonas

Dia 31: Holy wins – Em conjunto com a diocese do Porto, movimentos juvenis e Institutos religiosos

 

v Dezembro:

Dia 8: Início do ano da Misericórdia

 

Fevereiro:

Dia 2: Encerramento do ano da Vida Consagrada

Dias 19, 20 e 21: Retiro JIM – Maia

 

v  Maio:

Dia 7 e 8: Fátima Jovem – Fátima

 

Junho:

Dia 3: Aniversário JIM (5 anos)

 

v Julho:

Dias 2 e 3: Missão Jovem – Maia

Dias 26 a 30: Semp’abrir. Caminhada jovem a Fátima

Dias 24 a 31: JMJ – Cracóvia

 

v Agosto/Setembro

Dias 27 de Agosto a 4 de Setembro: Missão Mais.. Semana de voluntariado e Missão em Camarate – Lisboa.

Comments are closed.