Encontro ecuménico

encontro ecumenico

O Significativo encontro entre o Papa Francisco e o Patriarca Russo Kirill

 

O  papa Francisco e o patriarca da Igreja Ortodoxa Russa encontraram-se em Havana, Cuba, onte, sexta-feira, 12 de fevereiro. Tratou-se um encontro repleto de significado, o primeiro entre um papa e um patriarca da ortodoxia russa. O encontro com o patriarca russo sonhado por João Paulo II não tinha sido até ao momento possível. Foi-o agora no aeroporto de Havana, em Cuba.

A declaração conjunta assinada por ambos, toca pontos sensíveis como a compreensão mútua, perdão, diálogo, convivência pacífica entre populações, relações internacionais, perseguição e martírio de cristãos, apelo à comunhão,… Destacamos os pontos que dizem respeito aos jovens.

Hoje, desejamos dirigir-nos de modo particular aos jovens cristãos. Vós, jovens, tendes o dever de não esconder o talento na terra (cf. Mt 25, 25), mas de usar todas as capacidades que Deus vos deu para confirmar no mundo as verdades de Cristo, encarnar na vossa vida os mandamentos evangélicos do amor de Deus e do próximo. Não tenhais medo de ir contra a corrente, defendendo a verdade de Deus, à qual estão longe de se conformar sempre as normas secularizadas de hoje. (n 22)

Deus ama-vos e espera de cada um de vós que sejais seus discípulos e apóstolos. Sede a luz do mundo, de modo que quantos vivem ao vosso redor, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai que está no Céu (cf. Mt 5, 14.16). Haveis de educar os vossos filhos na fé cristã, transmitindo-lhes a pérola preciosa da fé (cf. Mt 13, 46), que recebestes dos vossos pais e antepassados. Lembrai-vos que «fostes comprados por um alto preço» (1 Cor 6, 20), a custo da morte na cruz do Homem-Deus Jesus Cristo. (n 23)

 

Podes descarregar e ler aqui toda a mensagem Encontro entre o Papa Francisco e o Patriarca Russo Kirill

Comments are closed.