O JIM diz obrigado – obrigado JIM

DSC06303

O Padre Leonel Claro, regressa este verão ao Chade, para uma nova missão. Depois de 12 anos a trabalhar na pastoral vocacional juvenil, em Portugal, em que começou o JIM-Jovens em Missão, achamos por bem que partilhasse connosco este caminho JIM.

 

No Início…

O movimento juvenil comboniano, nasceu da necessidade de consistência, fidelidade e comunhão entre os jovens que encontramos (paróquias, escolas, grupos, encontros,…); e do desejo de unificação e especificidade de propostas a apresentar no nosso trabalho. O que propor aos jovens? Porquê? Para quê?

Nasceu assim um projecto vocacional juvenil a realizar em todas as nossas comunidades, por todos os combonianos, igual para todos os jovens. Por isso o movimento cresceu um pouco por todo o lado.

 

O Nome JIM

JIM – Jovens em Missão, foi o nome escolhido por todos os animadores (combonianos, combonianas e leigos) a trabalhar com os jovens. Precisavamos de um nome que unisse todos e manifestasse a identidade d0 movimento. Nascido numa familia missionária, nada mais identificativo que um nome missionário. No fundo o nome manifesta a vocação à qual todos somos chamados: ser missionários, onde quer que estejamos.

 

Momentos…

A vida do JIM é ainda uma criança. No entanto tem algumas etapas significativas:

Uma delas é o início: a escolha do nome, o entusiasmo e a esperança do começo, de algo novo a surgir na pastoral vocacional comboniana.

Outra foi a vivência do Ano Vocacional Comboniano, com o seu enceramento em Viseu. O JIM que propôs aos Missionários Combonianos, depois toda a familia comboniana foi associada, na vivência de um ano especial para todos.

Uma terceira foi a passagem do JIM para movimento da familia comboniana com todos os ramos desta familia seguidora de comboni a trabalhar em comunhão, em equipa, para o mesmo objectivo.

 

A animação

As equipas JIM são fundamentais para a vida do movimento. Formadas por consagrados, consagradas, seculares e leigos, casais e jovens, são as equipas que pensam, projectam, animam, realizam todo o projecto pastoral. Vive-se uma forte comunhão do carisma missionário comboniano na vida pessoal, familiar, profissional e eclesial de cada membro/a. É uma diversidade que se complementa e enriquece, animada pelo carisma de Comboni.

 

Em Família Comboniana

Com o tempo, tomámos consciência da importância de o movimento JIM pertencer a toda a familia comboniana. Por um lado permite que pessoas diferentes e em maior número participem nesta tarefa/missão; por outro permite-nos apresentar uma proposta comum aos jovens que encontramos nas mais diversas oportunidades. Comboni é só um, e todos somos seus filhos. Assim trabalhamos em comunhão e para a comunhão.

 

Obrigado eu!

Para mim foram 11 anos a trabalhar nesta realidade. Agora regresso à missão do Chade. Agradeço a oportunidade de viver estes anos no meio, para e com os jovens. Foram anos muito ricos de experiências, de vida, de amor, de serviço, de graça. Levo comigo a certeza de este projecto é de todos, da igreja, da familia comboniana, de Deus. Os que nele continuam a trabalhar, se oferecerão com todas as suas energias, capacidades, esperanças para o fazer crescer. Por isso parto tranquilo, cheio de alegria e confiança.

Um obrigado especial a todos/as os/as que, comigo, permitiram e permitem este projecto. O meu desejo sincéro é que continuem e se renovem. Eu parto, mas um pouco da minha vida fica no JIM. Isto não me empobrece, ao contrário, enriquece-me para ser mais e melhor lá para onde vou, com as pessoas que encontrar. Com os meus irmãos chadianos digo: MRA OYO LOSE TUBE (obrigado a todos); KADE BERABE NJANG DOSE TE (O senhor vos abençoe).

 

Leonel Claro

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Comments are closed.