Terminou o MJ, continua a Missão

MJ2016002

Teve lugar no fim-de-semana de 2 e 3 de julho, na casa dos Missionários Combonianos na Maia, o Missão Jovem 2016.

O encontro teve como tema “Do coração de Jesus ao coração do mundo” e centrou-se na reflexão e partilha à luz das Obras de Misericórdia.

No sábado, o tema foi explorado através de trabalhos em grupos e de num “paddy-paper” pelas ruas da cidade da Maia. Isto permitiu o aprofundamento do tema no encontro com várias organizações locais de apoio aos mais necessitados, terminando num convívio na praça central da cidade.

À noite, teve lugar o grande concerto da Banda Missio com divulgação do seu segundo CD intitulado “Sonho de Deus”. O dia terminou com uma vigília de oração que a todos uniu em acção de Graças pelo dia e pela missão.

No domingo, tiveram lugar os testemunhos de dois jovens que vieram de longe. A Matilde, enfermeira, que foi até Lesbos ao encontro dos refugiados. O Diogo, psicólogo, que acompanhou adolescentes problemáticos no México e outros lugares. Ambos têm planos para novas experiências de voluntariado em missão. E assim entusiasmaram e desafiaram os participantes.

A Eucaristia teve lugar central no dia. Foi presidida pelo P. Leonel, que fez a sua despedida preparando a partida para o seu amado Chade. Outros e outras em partida foram enviados e todos os participantes passaram pela “porta no coração” escolhendo a missão que estão dispostos a viver já e no futuro.

O convívio final estendeu-se pela tarde. Depois das arrumações ficou a sensação de dever cumprido e desejo de que o próximo ano chegue depressa. Sim, para o ano há mais, no primeiro fim-de-semana de julho.

Vai o P. Leonel, fica o P. Jorge com sua equipa. Como disse o P. Leonel, fundador do JIM, nas suas palavras de despedida: “Eu vou para que o JIM continue e possa ser ainda melhor…”! A missão continua. Ainda neste Verão o JIM tem mais duas actividades: A caminhada até Fátima «Sempábrir» de 26 a 29 de julho e «Missão Mais» em Camarate, de 20 a 28 de agosto.

Contamos com todos!

Obrigado aos cerca de 250 jovens que participaram em mais este «Missão Jovem». Obrigado especialmente à equipa e mais de 25 voluntários que organizaram e orientaram com dedicação o encontro.

Carlos Alberto Nunes, mccj

Fotos e vídeos no Facebook JIM (‪#‎missaojovemjim2016).

fonte: combonianos.pt

 

Comments are closed.