Lusofesta nas JMJ Cracóvia

O selecionador nacional de futebol, Fernando Santos, deixou uma mensagem aos portugueses que participam na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que decorre em Cracóvia, Polónia.

“Cristo conta verdadeiramente convosco, conta convosco, com a vossa missão, conta com o vosso espírito de partilha, de evangelização”, referiu Fernando Santos, em depoimento recolhido pela ECCLESIA e transmitido no Centro de Congressos de Cracóvia, onde decorreu a ‘LusoFesta’, com milhares de participantes.

Esta foi uma iniciativa do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) para reunir os vários grupos de peregrinos que partiram de Portugal rumo à Polónia, no contexto da 31ª JMJ.

“Com a vossa juventude, com a vossa irreverência, serão seguramente o melhor porta-estandarte dessa missão que é a evangelização e levar ao mundo este Deus que nós amamos”, disse o treinador dos campeões da Europa.

Fernando Santos projetou o “apogeu” desta reunião global de jovens católicos, na presença do Papa Francisco.

“Neste Ano da Misericórdia – em que o Papa tanto nos tem exortado para isso e tão importante é – que seja um momento de festa, um momento grande, mas essencialmente de grande interiorização para conhecer este Deus que é Pai, que é Filho e que é Espírito Santo

“É Ele, na pessoa do Espírito Santo, que eu peço que vos ilumine, que vos guie, e vocês sejam na realidade, obreiros, servidores da messe”, prosseguiu.

A ‘LusoFesta’ teve a presença de jovens das várias dioceses movimentos juvenis, contando na primeira fila com os bispos portugueses que os estão a acompanhar na JMJ 2016.

Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa, que acompanha o DNPJ como vogal da Comissão Episcopal Laicado e Família, encerrou o encontro e convidou os presentes a “viver intensamente” a JMJ, deixando-se “contagiar” por esta experiência junto de jovens de todo o mundo.

“Vamos crescer nesta consciência da força que temos, da Igreja que somos, da mensagem que temos para levar ao mundo”, apelou, antes de, juntamente com os outros cinco bispos presentes, conceder a bênção.

O encontro dinamizado pelo organismo da Igreja Católica em Portugal, à margem do programa oficial da JMJ 2016, teve momentos de oração, reflexão e música.

A ‘LusoFesta’, numa sala lotada, contou com a atuação da fadista Cuca Roseta, a qual disse ter vivido uma experiência “incrível”, agradecendo pelo convite.

“Esta visão daqui [palco, ndr] é maravilhosa, ver como Portugal tem tanta força nestas Jornadas Mundiais da Juventude. Que continuemos a ser assim, um país de fé”, desejou.

O encontro concluiu-se ao som das palmas dos jovens, do hino nacional e dos gritos de “Portugal, Portugal”.

A 31.ª Jornada Mundial da Juventude tem como tema ‘Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia’ e segundo o DNPJ conta com a participação de cerca de sete mil jovens portugueses, a 9ª maior delegação presente na Polónia, entre os mais de 350 mil inscritos, oriundos de 185 países e territórios.

O Papa Francisco chegou hoje à Polónia para a 15ª viagem internacional do pontificado e vai presidir aos atos conclusivos desta festa mundial dos jovens católicos.

fonte: ecclesia

 

One Response to “Lusofesta nas JMJ Cracóvia

  • Joaquim Peneda Ribeiro
    6 years ago

    Fernando Santos para além de ser um grande profissional é um homem de fé e é esta fé qe o torna um homem de bem e com um carater humano que faz dele um bom condutor de homens. assim Deus o ajude.