Missa Nova do Padre Ricardo Gomes

No passado dia 13 de maio, o Padre Ricardo Gomes celebrou a sua primeira Eucaristia, na Igreja Paroquial de São Martinho de Bougado. Perante uma grande assembleia de fiéis, o Padre Ricardo Gomes partilhou o Dom da sua entrega total à vida consagrada.

Estiveram presentes alguns Srs. Padres da Família Comboniana, entre outros, assim como representantRicardo-Gomeses dos vários ramo s desta grande família Missionária. Estiveram também presentes familiares e amigos que assim, de certa forma, quiseram apoiar o Padre Ricardo Gomes nesta nova etapa da sua vida.

Na sua Homilia, o Padre Ricardo Gomes ajudou os presentes a refletirem sobre aquilo que foi, e é hoje, a Ascensão do Senhor. Jesus que sobe ao céu, é o mesmo que fica connosco e nos envia. Somos enviados. E por isso, somos chamados a ter os pés bem assentes na terra e ser testemunhas missionárias no nosso mundo. Para isso, temos que sair da nossa zona de conforto, largar os tantos ecrãs que nos prendem a um mundo virtual e abrirmo-nos à relação com os outros. Nas suas palavras, o Padre Ricardo aproveitou também para partilhar também um pouco daquilo que foi a vida de S. Daniel Comboni, fundador dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus, exemplo de quem deixa tudo, o conforto do lar e parte para anunciar Jesus junto dos que mais precisam. Terminou lembrando a comunhão com todos os peregrinos que se encontravam em Fátima naquele dia, pedindo a Maria, primeira Missionária, a força para o “sim” ao envio a que hoje Jesus nos convoca.

A Celebração foi muito bela e vivida, uma vez mais animada pelo coro que cantou e encantou os presentes. No momento de ação de graças, toda a assembleia se uniu em oração com o cântico composto pelo Sr. Padre Bruno Ferreira, inspirado na frase escolhida pelo Padre Ricardo para a sua ordenação “Tu, ó Deus, és tudo o que tenho. O meu futuro está nas tuas mãos. Tu diriges a minha vida.” (SL 16,5).

Ao terminar a celebração, vários movimentos e grupos da comunidade paroquial quiseram oferecer ao novo sacerdote alguns presentes. No final da Eucaristia, os vários fiéis presentes cumpriram o ritual de beijar as mãos ungidas do Padre Ricardo Gomes, para que sejam sempre mãos que se estendam a todo o mundo.

Seguiu-se a festa com um almoço no Salão dos bombeiros da Trofa, que contou com a presença de cerca de 260 pessoas. O almoço foi animado por alguns elementos da Banda Missio, da família Comboniana.

Abençoado sejas Padre Ricardo! Continua a contagiar as pessoas com a tua alegria e com o teu sorriso.

Andreia Gomes

 

32477560_10212438883623501_1851509883900264448_n

Comments are closed.