Pondo todos, tudo e sempre em Missão, somos JIM – Jovens In Missio!

Dizemos muitas vezes que a missão faz-se com os pés dos que partem, as mãos dos que ajudam e os joelhos dos que rezam. Queremos que Cristo se sirva das nossas mãos, pés e joelhos e por isso o movimento JIM tem posto os jovens a mexer, jovens audazes, generosos, em busca de mais! Jovens que, a partir do Centro Vocacional Juvenil, na Maia, saem à noite para distribuir alguns bens essenciais pelos sem-abrigo do Porto e, sobretudo, para estar, conversar e escutá-los.IMG-20181223-WA0051 Jovens JIM que, a partir de Lisboa, se colocam ao serviço em várias tarefas em Camarate (Fetais, Quinta das Mós, …) e se reúnem para rezar e escutar testemunhos missionários.

E mais: nos dias 20 a 23 de dezembro, mais de 30 jovens e animadores do JIM participaram no Natal+, atividade de voluntariado missionário na paróquia de Camarate. Refletindo sobre o encontro com Jesus, no presépio, nos mais frágeis e no anúncio da Missão que é a passagem do Senhor entre nós, fazendo o bem a todos (Atos 10, 38); partilhando e, ao mesmo tempo, percebendo melhor a mensagem do Natal com as crianças, famílias e idosos desta paróquia, pudemos vivenciar e (re)descobrir a alegria profunda da celebração natalícia: Deus que vem ter connosco, se faz menino, pobre, abraça a nossa fragilidade e a partir dela nos redime e nos convoca para a missão!

IMG_20181231_184015Depois, logo a seguir ao Natal, de 28 de dezembro de 2018 a 1 de janeiro de 2019, 8 jovens e animadores do JIM participaram no encontro europeu de Taizé, em Madrid, ficando alojados na casa dos missionários combonianos desta cidade. Esta atividade foi uma oportunidade de encontro íntimo com Jesus, na oração e no silêncio, tendo presente todos os povos do mundo, rezando particularmente pelos que mais anseiam e precisam de paz.

E não ficamos por aqui: o grupo Fé e Missão tem-se reunido, na Maia (zona Norte) e Santarém e Lisboa (zona Sul)! E, dias 30 e 31 de março, em Santarém, acontecerá o retiro JIM, habitual retiro quaresmal, a que convidamos todos os jovens a ir, a não perder esta oportunidade de, no silêncio, encontrarem-se com Deus e consigo mesmo.

IMG-20181126-WA0046Estamos empenhados em viver intensamente o ano missionário extraordinário. Colocando-nos em oração, doação e serviço, somos e vivemos a missão que Jesus nos pede! Que o Senhor nos ajude enquanto movimento a caminhar em Sua direção, conforme a Sua vontade e abençoe e ilumine os jovens que integram e participam nas iniciativas do JIM e Fé e Missão, para que continuem animados na fé e serviço e sejam cada vez mais generosos, humildes e entusiastas testemunhas de Cristo!

Finalmente, não podia passar sem deixar de lembrar que o nosso padre Carlos Nunes deixou de estar a trabalhar no JIM, preparando-se neste momento para a missão na Zâmbia. Damos graças a Deus pelo seu testemunho de alegria e proximidade, carinho e dedicação aos jovens. Obrigado, padre Carlos! Estamos juntos!

Filipe Oliveira

Comments are closed.