Sobre o Natal +… | Testemunho do Afonso

Testemunho de realização pessoal

Apesar de estar a participar neste projeto missionário, Natal +, pela segunda vez, a sensação com que saio de Camarate é exatamente a mesma com que saí da primeira vez, sensação essa de que todo o tempo nunca seria o suficiente para me sentir 100% realizado, porque cresce em mim, uma “sede” de ajudar e de amor ao próximo, insaciável! Por vezes, atrevo-me até a dizer, que senti que recebi mais do que tudo o que dei! Porque enquanto dei um pouco do que tenho, estas crianças dão-me tudo o que são, e é indescritivelmente gratificante, receber tamanha riqueza. IMG-20181222-WA0102

Nós, jovens missionários, partimos em missão, partimos neste lindo caminho de entrega ao próximo, mas não é apenas nisso que “missão” se resume. Não é apenas estar com o próximo, é também um caminho de autoconhecimento, onde conseguimos ver o reflexo do nosso “interior”, daquilo que somos e daquilo a que fomos chamados. Na minha experiência pessoal, através dos projetos missionários nos quais participei, além de ter existido uma troca de amor incondicional entre mim e as crianças com que estive, houve também um crescimento de amor por mim mesmo! Tornei-me uma pessoa mais feliz e confiante que começou a ter uma maior perceção das suas qualidades.

Em Camarate, convivemos diariamente com pessoas que conseguem ser felizes com as pequenas coisas da vida, que são carentes de bens-materiais, mas repletas de felicidade para partilhar com quem lá passa. Este ano, o que me marcou especialmente, foi o almoço na casa da Ricardina, uma senhora do Bairro da Torre (bairro de barracas) que, com muito entusiasmo e fé tem animado o seu bairro a procurar melhores condições de vida e maior união e entreajuda entre todos e que, apesar de não ter muito conforto a nível monetário, todos os anos abre as portas do seu “restaurante” para que todo o grupo missionário possa partilhar uma refeição muito especial com ela, a sua famosa cachupa. Resumo este belo momento com uma frase que foi pronunciada e refletida pela minha família de acolhimento, e que acho que descreve na perfeição todas as famílias dos bairros, que partilham connosco, aquilo que têm para oferecer: ”Quem dá o que tem, a mais não é obrigado”.

IMG-20181224-WA0009Posso resumir o meu testemunho em três pontos importantes que mais me marcaram nesta experiência de fé: na oportunidade que tive de me conectar mais ao grupo de jovens e de conseguir criar novas e fortes amizades; na fantástica e acolhedora família que me acolheu a mim e ao meu colega com quem criei fortes laços de amizade. Sempre me fizeram sentir verdadeiramente em casa; e por fim, mas não menos importante, nas crianças dos bairros e nas suas vozes a gritarem o meu nome, como forma de expressarem que ainda se lembravam de mim desde há um ano atrás!

É simplesmente comovente, e faz-me sentir como se tivesse “superpoderes”, quando vejo que marquei e marco a vida de alguém, cumprindo a simples tarefa de me dar, de ser verdadeiramente quem sou para com elas. É tocante ver crianças esperarem um ano inteiro para passarem três dias connosco. Preenche-me simplesmente o coração e faz-me contar os dias para vê-las novamente. Para mim, Natal + é isto! Uma reciprocidade de amor incondicional, que nos faz crescer, que nos faz querer voltar!

Afonso

 

Comments are closed.