Uma Quaresma em busca de Jesus… E uma Páscoa de encontro e anúncio feliz!

Nesta Quaresma, o JIM propôs aos jovens um tempo de encontro pessoal com Jesus, no silêncio, na oração, no contacto de Santarém. Foi o nosso retiro quaresmal! Um retiro a nível nacional, de 29 a 31 de março, que teve lugar na casa dos missionários combonianos de Santarém, com o tema “Desce depressa! Hoje tenho de ficar em tua casa”WhatsApp Image 2019-05-16 at 15.58.39

Refletimos, nesse retiro, na passagem do encontro de Jesus com Zaqueu e procurámos revivê-la: procurámos descer ao mais profundo do nosso ser, deixar Jesus entrar, percebermo-nos interpelados por Ele e construir a nossa vida e o nosso ser a partir do desafio que Ele nos lança, tal como fez Zaqueu!

Foi um tempo desafiante, de confronto com o nosso íntimo, na oração e no silêncio. Com muito esforço pessoal de cada um dos jovens em procurar viver intensamente este retiro e em superar as grandes dificuldades dos nossos dias que são as de conseguir parar e ficar em silêncio, escutando o coração, a natureza e Deus, foi um fim-de-semana muito belo e um grande contributo para viver uma Páscoa mais plena!

Alguns jovens também abdicaram das suas férias e do conforto das suas casas para viver com outras comunidades a Semana Santa! A sul, em são José da Lamarosa, perto de Santarém (na arquidiocese de Évora) e a Norte, em Nogueira (Vila Real) teve lugar o Páscoa Jovem! Uma Páscoa missionária e de aprofundamento do sentido da Semana Santa, onde preparámos e vivemos com as comunidades todas as celebrações da Semana Santa, estivemos com a comunidade local e vivemos momentos de reflexão pessoal e partilha entre o grupo de jovens participantes. E, no domingo, como não podia deixar de ser, anunciámos de casa em casa a alegre notícia – Jesus ressuscitou, Aleluia, Aleluia!

1

Foi uma atividade riquíssima! A norte, partilhámos especialmente esta semana com os jovens locais, animando-os a serem discípulos missionários da suas paróquias, seguidores de Jesus! A sul destacamos, também, a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa à paróquia da Lamarosa, no Sábado Santo, pouco antes da Vigília Pascal! Alegrámo-nos com Maria e, como ela, vimos e acreditámos que Jesus está vivo!

Foi, sem dúvida, tanto a sul como a norte, uma Semana Santa intensa! Pudemos partilhar  estes dias tão cheios e importantes com estas comunidades, aprofundar o significado de cada dia, aprofundar estes momentos tão essenciais da nossa fé e vivência cristã! Uma Semana Santa diferente, vivida com profundidade e como nos desafiava a fazer o Ano Missionário que estamos a viver!

Que a alegria do anúncio de Jesus ressuscitado e vivo entre nós perdure e nos faça caminhar sempre em direção a Ele!

2

Comments are closed.