Vídeo do Papa #NOV2020

A inteligência artificial

“O Papa Francisco propõe cada mês um desafio que diz respeito a todos. As religiões, mais do que nunca, têm que mostrar que juntas podem mobilizar-se por desafios comuns ao serviço da paz, da fraternidade e da solidariedade.” Frédéric Forno

Para este mês de novembro, a intenção de oração do Papa é para que rezemos para que o progresso da robótica e da inteligência artificial esteja sempre a serviço do ser humano.

A inteligência artificial é a ciência que procura estudar e compreender o fenómeno da inteligência e, ao mesmo tempo, um ramo da engenharia, na medida em que procura construir instrumentos para apoiar a inteligência humana.

A inteligência é o ponto de partida para a mudança da época que estamos a viver. Se nós também contribuirmos para tal, a robótica pode tornar possível um mundo melhor, estando unida ao bem comum. Contudo, se aumentar as desigualdades que já estão presentes em todo o mundo, não é um progresso benéfico nem real. Para o nosso futuro, os avanços tecnológicos, e que cada vez são em maior número, devem estar orientados para o respeito pela dignidade, pelos direitos da pessoa e da Criação.

Sendo assim, o Papa Francisco pede que cada um de nós reze para que o desenvolvimento e progresso da robótica da inteligência artificial esteja sempre a serviço do ser humano e do bem comum.

Não te esqueças que TU também tens de cumprir com a tua missão para que, juntos possamos tornar este mundo, num mundo melhor. Por isso, neste mês contamos com a tua oração seguindo esta intenção feita pelo Papa Francisco.

Força, também precisamos de ti!

Comments are closed.